domingo, 21 de agosto de 2016

Cubo traseiro Nexus 8



            Realizo esta abordagem sobre o cubo Shimano Nexus de 8 velocidades, mas tenho quase certeza que ela servirá de alguma ajuda para aqueles que forem se aventurar por este conceito de relações de marchas que começa a virar febre. Ainda que seja um pouco fora de alcance para muitos ciclistas, faço uma importante observação sobre esta questão de custo x benefício. Se o cubo possui a baixa manutenção que a Shimano vende, e se o usuário for um cidadão cuidadoso, acredito que este material seja responsável pela próxima revolução da bicicleta no Brasil e em muitos lugares do mundo. Há vantagens e desvantagens em todos os sistemas, mas para a finalidade mobilidade urbana, este projeto deve se tornar um dos preferidos dos ciclistas brasileiros. As bicicletas de aluguel, existentes em várias capitais do Brasil, estão sendo montadas com este projeto de marchas internas. O Nexus de 3 velocidades esta ganhando a preferência das pessoas, principalmente para aqueles que são novos ciclistas e não se acertam muito com o câmbio externo. Embora muito versátil e funcional, e muito mais esportivo, o sistema externo apresenta alguns inconvenientes para ciclistas que não sabem realizar a própria manutenção dos seus equipamentos. Eu não gostaria de falar nada além do objetivo deste post, que é a questão do cuidado para instalação do cubo de marchas internas, mas vejo tantas questões pertinentes que acabo fazendo um mínimo de referência à respeito. A finalidade deste post é a falta de informação sobre este novo projeto. Se percebe que muitas são as bike shops e mecânicos que não estão preparados para lidar com este novo item. Este equipamento, embora extremamente simples por fora, traz grande sofisticação tecnológica e por isto merece uma atenção especial. A primeira delas... não permita que qualquer um abra este cubo! O Nexus, assim como todos os equipamentos sofisticados da bicicleta, devem receber cuidados de pessoas qualificadas ou com um mínimo para dizer... "eu não sei mexer nisto!" Toda novidade requer atenção... como vários destes cubos não atingiram a quilometragem mínima para receber a manutenção, muitos deles jamais forma abertos nas lojas... e isto é algo que deve acontecer com o tempo. Espero que este produto siga no caminho de um sistema extremamente confiável e previsível como dizem que é...
A primeira coisa que um interessado deve procurar junto de seu mecânico é qual sistema aplicar, qual versão se acomodará mais adequadamente em sua bicicleta, e se ele poderá dar este suporte a você. Procure ter um mecânico de confiança, como eu tenho, e informe-se com ele. 
Confesso que comecei com a perna esquerda... achei que era fácil eu mesmo escolher, e não percebi que existem diferentes arruelas de aperto para cada tipo de bicicleta. Então agora preciso encontrar as arruelas marrom e amarela para instalar este projeto na minha bike. Não faça como eu... kkk fale com seu mecânico! ;)