segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Downhill de Rolante 2015

Foto: Roberto Furtado / Federação Gaúcha de Ciclismo

Foto: Roberto Furtado
               Sábado de sol com direito a temporal no final do dia... 
O dia foi espetacular no sábado, sol de rachar, calor de verão, trilha seca e o clima amistoso do esporte que pulsa emoções. Isto é o downhill... Quem foi viu, mais uma vez! Nossos meninos... de todas as idades, são o ouro que temos! 
Quem saiu de Rolante e tinha como destino Porto Alegre, certamente se assustou ao se aproximar da capital. Uma nuvem negra em camadas pairava sobre a região metropolitana e se dirigia em direção ao norte. Teve direito a árvores caindo na rodovia... carro balançando e chuva intensa que impedia trafegar acima dos 30 km/h. Coisas destes tempos loucos...
A prova espetacular, 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill (CGDH), foi de realização dos atletas da cidade de Rolante com a Federação Gaúcha de Ciclismo. O público espectador esteve presente e se aglomerava em pontos estratégicos. Os pontos favoritos eram escolhidos de acordo com a dificuldade técnica do local. Pontos de saltos ou de quedas em alto potencial geravam agrupamentos de pessoas para assistir a passagem dos pilotos. Mais uma vez, não tivemos quedas com gravidade. Apenas o piloto Juliano Spolidoro Milesi ( Kamikaze) teve fratura de escápula, mas passa bem. Se percebe que as safras jovens estão cada vez mais habilidosas, talvez pq tenham começado cedo. Os meninos do downhill estão ótimos! Estão fazendo bonito, como os irmãos Kraetz. Há muitos meninos com grande potencial... potencial que pode levar o Brasil ao patamar mundial com facilidade. Incentivar é preciso... alimente o sonho, tenha um atleta em casa ou na sua vizinhança. 


É preciso alimentar o esporte!

Apoiar o esporte é uma obrigação das cidades, do governo do estado e do governo federal. No entanto, não é de hoje que as ajudas são modestas e/ou inexistentes. Por este motivo, a FGC e seus colaboradores, realizam o apelo para que neste momento, onde tudo é desculpa para crise, que sejam realizados os trabalhos de divulgação. Compartilhem fotos, comentem positivamente as ações da FGC, Revista Bicicleta, Bikes do Andarilho, eventos diversos relacionados a bicicleta, pois de outra forma não é visível todo trabalho que se faz pela construção do esporte. Há motivos de sobra para apostar no esporte com resultados importantes para toda sociedade. O esporte é construtor do caráter dos atletas em fase de formação; coloca os atletas em um foco saudável; contribui na saúde da população; gera entretenimento na região onde acontece; movimenta a economia da bicicleta; gera planos futuros, inclusive relacionados a escolaridade e carreira profissional dos atletas. O downhill mostra a sociedade brasileira que é importante na estrada do país.