terça-feira, 5 de maio de 2015

Reconstrução... mais um projeto com Nexus Inter 3

Shimano Nexus Inter 3. Foto: Roberto Furtado / Bikes do Andarilho.com
           Depois de algum tempo sem reconstruir nada, resolvi meter a mão na massa novamente. De vez em quando é preciso falar a respeito, pois motivar o mercado da bicicleta é de uma importância muito maior do que se possa compreender. O efeito bola de neve entre uma postagem e outra, bem como as bikes bem reconstruídas que circulam pelas ruas, acaba gerando novos entusiastas. Já felei isto por aqui algumas vezes... e este mesmo efeito um bom exemplo do comportamento que devemos assumir nas ruas, como motoristas, como ciclistas ou pedestres. Aquela velha ideia do "seja vc a mudança que vc quer ver no mundo!"

The Bicycle
          
         A bicicleta do projeto vai ser uma bike simples... da década de 80 ou 90, ainda estou entre duas. As vezes penso que é preciso produzir a ideia em cima de uma bike que esteja ao alcance de mais pessoas, pois pegar uma bike "mosca branca" é o mesmo que desestimular o vivente que teria potencial para se aventurar. É muito mais interessante promover a reconstrução em algo que há sobrando nas bicicletarias e até nos ferros-velhos do que algo que "um primo tinha em casa uma bike tri rara!"
Então, por causa disto, resolvi que vamos pela simplicidade... pq simplicidade é algo que se relaciona com viabilidade, também com mobilidade ou uso coerente das vias. Me incomoda é ver o mau uso das vias, onde a vez é sempre do automóvel que impede o surgimento de novos ciclistas. Vejo as pessoas falando mal do prefeito de Porto Alegre, e durante muito tempo pensei que era uma questão política, mas hoje percebi que a prefeitura é realmente contra a bicicleta. Isto é algo que não se entende, pq só um país atrasado não compreende a importância da bicicleta. Este já é outro assunto, apenas aproveitei a oportunidade para ser um ativista da bicicleta.

Shimano Nexus Inter 3

         O sistema de transmissão e trocas de marchas será um Nexus, modelo Inter 3 com freio contra pedal, da shimano. Para mim, esta é a grande solução para as bicicletas antigas que foram esquecidas no passado. A revolução da bicicleta passa por todas as épocas da bicicleta e junta o velho com o novo. Nós sabemos que este sistema de marchas internas em uma única peça, permite o viável ressurgimento de uma bike. Este sistema é tão confiável que esta sendo adotado no mundo todo. A popularização deste, permite a aquisição por valores realmente atrativos... Se vc pensar que é possível comprar um sistema de 3 marchas que já é um cubo traseiro e freio, então o único componente extra será um cubo dianteiro. Se o kit não possuir pedevela, inclua este componente pq é impossível fechar o sistema sem sua existência. E o que quero dizer é que se vc possuir uma bicicleta velha na garagem, sem marchas, vc terá uma boa bicicleta após a instalação do Nexus 3. Freios bons, trocas de marchas eficientes... e vc tem uma bicicleta muito boa para o tamanho do investimento. E olha que não estou trabalhando para a shimano... mas seria um bom investimento a divulgação "velha nova bicicleta com Nexus". 
De qualquer forma a ideia esta lançada... não de hoje, pois há tempos falo isto, mas a ideia cresceu bastante na cabeça de muitas pessoas, e uma fração disto se deve ao Bikes do Andarilho. Aguarda aí pq agora falta pouco... o Nexus vai ser entregue logo mais pelos correios, de acordo com o sistema de rastreamento. Agradecimentos aos nossos apoiadores...