segunda-feira, 23 de março de 2015

Os caminhos da zona sul de Porto alegre



         O domingo era aguardado pelos ciclistas inscritos com receio de chuva, mas a noite foi mais fria que as demais e a chuva não apareceu. O presente foi um dia perfeito para pedalar! Nem chuva, nem muito calor! 
Everson Ribas, o Dudu, juntamente com Jânio Bragança, organizaram um passeio exemplar. Dudu convidou o Bikes do Andarilho para registrar este dia de entretenimento. Alguns ciclistas encontraram-se no centro de Porto Alegre e vieram pedalando até a Dudu Bike Shop, no bairro Tristeza... que deveria se chamar alegria, e que transformou-se em ponto de partida para esta aventura para a região de Lami, no extremo sul de Porto Alegre. 
A programação do passeio foi bastante simples e eficiente. Os ciclistas partiram da loja em direção ao Ronco do Bugio, percorrendo asfalto e estradas de chão. No Bike Park, os ciclistas hidrataram-se, e aproveitaram a oferta da casa... Luciano do Ronco do Bugio esperava os ciclistas com fatias de Cuca. Para quem desconhece o que é cuca, trata-se de um pão doce, cuja composição tem inúmeras variantes em receita. Reabastecidos, o grupo com cerca de 40 ciclistas partiu para as estradas dos caminhos rurais da região... um local ainda bem preservado e dado momento nós escutávamos o encontro de dois grupos de bugios. Ao que dizem, os bugios vivem em grupos sociais fechados, quando se encontram, confrontam-se com uma conhecida vocalização. Os moradores da região estão acostumados. Já vi os primatas, mas algumas poucas vezes na região... geralmente nós escutamos eles. Este é um passeio que todo ciclista portoalegrense deveria conhecer. Sair da selva de concreto é uma oportunidade especial. 
Depois de concluído o passeio pelos caminhos rurais, todos voltaram a sede do Ronco do Bugio para apreciar o almoço caseiro preparado com forno a lenha. Carne de panela, arroz, feijão, batata doce, saladas, suco de maracujá ou melancia e, ao fim de tudo, ambrosia de sobremesa. Perfeito...
Alguns ciclistas fizeram as trilhas internas do Ronco do Bugio logo depois do almoço, mas a maioria ficou "jogado" sobre o gramado "jiboiando". Chegada a hora, retorno para casa... e todos estavam na estrada novamente, era o fim de um dia especial junto dos amigos, girando roda e apreciando o trajeto. Agradecimentos a Jânio Bragança e aos demais envolvidos na administração do projeto. 
A coleção de imagens pode ser vista no álbum, uma cortesia do Dudu Bike. 


Fotografia: Roberto Furtado / Bikes do Andarilho
Promoção: Dudu Bike Shop dudubike.com.br