quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pedal Serra e Mar em Santa Catarina... com a EKONOVA!

Foto: Roberto Furtado. 2014.
A Ekonova, neste final de semana, nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro, promove o turismo para ciclistas na serra e no litoral de Santa Catarina. Nos vemos no embarque... e para que estiver curioso, aguarde a coleção de fotos, pois esta parceria da Ekonova com o Bikes do Andarilho sempre dá boas histórias! Abaixo, segue cronograma disponível no convite do evento, no facebook. 

1°Dia – Nova Petrópolis - Pedra do Índio

Embarque em Nova Petrópolis as 3:00 de sexta dia 16 de janeiro, posteriormente 3:45 em Ivoti, 4:15 em Novo Hamburgo seguindo para BR101 até a parada para café da manhã (por conta de cada Um) em Sombrio SC com chegada prevista em São Martinho para as 10:00 horas. Chegando em Termas do Gravatal daremos início ao primeiro dia do Pedal, dia com menor quilometragem, embora uma boa elevação acumulada.
O pedal seguirá em direção a Pedra do índio, a história da pedra do índio, remonta o cenário dos anos 40, onde, segundo o povo, ainda se encontravam pela região, os índios shokleng. Onde foi avistado pela última vez um descendente vivo desta tribo. Por este motivo o nome da formação rochosa. Do alto da pedra vimos a formação dos paredões da Serra do Rio do Rastro e da Serra do Corvo Branco. Passaremos também para conhecer o Mirante Tataiwarê local onde se tem uma vista privilegiada da cidade e a Gruta Nossa Senhora da Saúde, destino de muitos adeptos do turismo religioso.

RESUMO DO DIA : 19 km com 780 mt de elevação acumulada, iremos conhecer a Pedra do Índio, Mirante Tataiwarê e a Gruta Nossa Senhora da Saúde. Almoço colonial na Pousada do Tio Juca. Após o almoço seguiremos para o hotel para descanso, e utilização da piscina, para no segundo dia aumentar a quilometragem do pedal. A noite jantar no Hotel.


2°Dia – Gravatal - Vargem do Cedro

Logo após o café da Manhã seguiremos com o segundo dia de Pedal, já descansados da viagem sairemos do hotel subindo uma das mais belas montanhas de Termas do Gravatal, passaremos por vales até chegar a Armazém, São Martinho chegando para nosso almoço em Vargem do Cedro. Teremos paradas em cachoeiras para refrescar já que a região é muito quente nesta época. 
Vargem do Cedro, é famosa por centralizar boa parte dos atrativos da cidade. A 10 quilômetros do Centro, o local sedia a Igreja Matriz São Sebastião, cujo altar foi construído a mão por um catequista, e a primeira casa comercial da região, a Geschäfthaus Feuser, construída em 1910 e ainda em funcionamento, vendendo artesanato, mel, bolachas, licores e geleias. É lá que também está a famosa fábrica de bolachas artesanais Fluss Haus, que serve café colonial. A primeira parada é no Salto do Rio Capivara, uma cascata que é possível ver da estrada. Seu acesso fica junto ao restaurante de mesmo nome.
Vargem do Cedro reforça a fama do município de ser a capital nacional das vocações. Só de lá já saíram cerca de 40 padres. A seis quilômetros dali está a localidade de São Luís, a minúscula comunidade virou santa porque, há 81 anos, foi lá que aconteceu a violenta morte de Albertina Berkenbrock. A menina, que ficou mundialmente famosa após ser beatificada pelo Papa, foi assassinada aos 12 anos ao se defender de um estupro. Trajeto de rara beleza e histórias de fé e vocação.

RESUMO DO DIA : 53 km com 1460 m de elevação acumulada, parada para banho de cachoeira no Rio Capivari e almoço na Fluss Hauss (café colonial) www.flusshaus.com.br e retorno para Termas do Gravatal onde fica o hotel em ônibus. A noite jantar no Hotel.


3°Dia – Gravatal - Imaruí

No último dia de pedal sairemos de Termas do Gravatal em direção a pescaria brava, boa pare do percurso é feito margeando a Lagoa de santo Antônio dos Anjos, A Lagoa de Santo Antônio fica localizada entre os município de Laguna, Pescaria Brava e Imaruí no estado de Santa Catarina no Brasil. Recebe as águas do Rio Tubarão e deságua no Oceano Atlântico. É parte de um complexo lagunar que engloba outras duas lagoas: Imaruí e Mirim (também abrangendo Imbituba, sendo o maior corpo lacustre de Santa Catarina. Chegando a Imaruí teremos tempo para conhecer esta bela cidade quase esquecida e pouco conhecida para quem não é da região.

RESUMO DO DIA : 62 km com 1260 m de elevação acumulada, retorno previsto 14:00 horas.