quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pra pendurar a bike com estilo


 Estou certo de que este é um assunto que vai interessar muitos amigos ciclistas. Não é todo mundo que vai ter onde pendurar a bicicleta dentro de casa, mas em alguns casos esta será justamente a alternativa existente. Na garagem do prédio não há onde deixar... é arriscado! Contudo, na sala ou no quarto, servindo de decoração. Sim, neste caso surge uma saída... é a oportunidade de pendurar a clássica! A iniciativa é de um artesão que trabalha com uma ideia de sustentabilidade.
Foi aos 60 anos que o artesão Cal Wood decidiu trabalhar com madeira. Refletiu e decidiu que a trabalharia de forma sustentável... "Madeira é um material nobre na atualidade e o melhor a fazer é reaproveitar os materiais. Vi que pallets de madeira, destes utilizados por toda indústria, são descartados quando alguma parte deles esta danificada, por isto, imaginei reaproveitar os pallets removendo as peças boas! Eu escolho as peças com marcas de uso, pois justamente estas dão charme evidenciando o reaproveitamento.  Os pallets são usados no mundo todo, eles são fabricados com a madeira disponível existente no local de origem. Muitas vezes são fabricados com madeiras fortes e resistentes, alguns têm mais de 20 anos. Procuro por peças de qualidade e que não podem mais ser utilizadas para a finalidade original. Desta forma, crio uma alternativa para reaproveitar algo que possivelmente seria queimado ou ficaria apodrecendo em algum lugar. Vivemos em um novo momento, onde os ciclos devem ser facilitados!".

Cal fabrica diversas peças de madeira com pallets desmanchados. Ele afirma que é um trabalho demorado, de paciência, pois as peças precisam ser avaliadas, cortadas, redimensionadas! O artesão esta fabricando peças exclusivas, de acordo com sua intuição e habilidade. Testes são feitos para verificar a viabilidade do uso... "são peças funcionais e únicas! Não há uma igual a outra!"
Cal esta fabricando também mesas de centro, baús e outros utensílios muito funcionais e decorativos. Este é um exemplo que muitas pessoas deveriam seguir. O reaproveitamento é uma tendência mundial, uma necessidade. Em Porto Alegre, a Bike Shop Dudu Bike esta com material em exposição e a venda. Faça uma visita a loja e confira...