quarta-feira, 28 de maio de 2014

Jornalistas da bicicleta são pauta do Portal Imprensa

Foto: Nícolas Kasprszak
Alguns dias atrás, Lucas Carvalho, repórter do Portal Imprensa de São Paulo, entrou em contato comigo solicitando informações sobre a prática do jornalismo especializado em bicicleta. De início achei que era algo menos relevante, pois a atenção dada pela mídia em geral para este tipo de profissional é a mesma que a bicicleta recebe da sociedade. Raramente alguém dá importância a quem faz a diferença na exposição dos fatos sobre a bicicleta. E acredito que por todo jornalista possuir um olhar que deve ser imparcial sobre as questões, os próprios leitores e espectadores acabam entendendo que o profissional tem preferências. O que não é verdade... Jornalismo têm que ser limpo, essencialmente explicativo, verdadeiro e gerador de reflexões. Criar um tendência para sugerir um lado mais interessante ao leitor, isto é errado! Evidentemente que o profissional e crítico sempre pode escolher um lado ao qual pertence, de outra forma ele não seria um "ativista" dos seus princípios, tornaria-se um hipócrita. 
O jornalismo da bicicleta a todos parece algo tão específico e desnecessário que se entende perfeitamente esta resposta das grandes fontes de informação, tais como jornais de maior tiragem de todas as cidades do Brasil. Estranho é pensar que em países pequenos, tal como Holanda, a bicicleta tenha muito mais respeito. Como se constrói uma sociedade justa, apta a receber a bicicleta como um veículo "utilitário"? Esta resposta me parece simples... estamos todos tentando, usuários, colaboradores, mídia especializada, profissionais da informação, comerciantes, organizadores de manifestos, orgs, e clubes. Nós estamos tentando, mas a falta de conhecimento e entendimento dos poderes públicos, a forte exemplo da gestão da cidade de Porto Alegre vai contra isto. Uma sociedade não é para todos a não ser que seja equilibrada! Nós vamos atrás deste equilíbrio, pacificamente, aos poucos, convencendo as pessoas para que ao fim sejamos muitos... até que os gestores sintam-se obrigados a ceder. Nós somos seres humanos, capazes, merecedores de uma atenção pq "ciclistas" esvaziam as ruas de automóveis. 
Eu, agradeço imensamente a oportunidade gratuita oferecida pelo Portal Imprensa e ao colega Lucas pela colaboração e abordagem do tema. Alguém tinha que começar... e assim foi.

Portal Imprensa

Repórteres comentam os desafios do bikejornalismo nas ruas do Brasil