quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Engarrafamento... "ah, se fosse de bicicleta!"


Fui visitar meu amigo de infância em SC... tirei três dias pra fazer isto. Na ida a tranqueira não foi grande, nem tão demorada, mas na volta foi uma pequena tormenta...
As obras do canal laranjeiras em Laguna não andam tão rápido quanto todos gostariam... são anos de histórias de tranqueira engarrafada e buzinas. Hoje, parece que os motoristas não buzinam mais, pois se acostumaram. Levamos mais ou menos 90 minutos para fazer 4 km do trajeto até a ponte que atravessa o canal. Foram 90 minutos perdidos de nossas vidas... dava até para praticar esporte neste tempo, dava pra fazer trabalho de casa, tema de colégio, consertar algo quebrado, trocar todas as lâmpadas de casa. Dava pra fazer muita coisa com este tempo... dava pra gastar a gasolina do engarrafamento em algo mais divertido. Já pensou quantos litros de combustível todos estes veículos gastaram juntos neste regime estacionário e de muitas partidas? Com este combustível gasto dava pra alimentar uma criança por vários dias... talvez anos! 
Enquanto eu esperava a fila andar, passaram ciclistas no mesmo sentido. Eles trafegavam em baixa velocidade, mas sem parar. Evidente que chegaram no destino muito tempo antes de mim. Me pergunto o que faz um morador da região pegar o carro pra enfrentar esta novela... eu fazia uma viagem com mais de 500 km, jamais poderia fazer neste período de tempo uma viagem de bicicleta com tal distância, mas moradores locais gastando o precioso espaço temporal com este trajetinho inútil por meio de um automóvel?!! É um caso para estudar... Se fosse de bicicleta, não levaria 20 minutos. Dos 70 minutos restantes dava pra cozinhar, ir ao mercado, farmácia, etc... Até quando as pessoas vão continuar pensando pequeno? Até quando os governos farão o cidadão de bobo? As perguntas são sempre as mesmas? Será que vai mudar? Enquanto isto, posso pensar apenas: "ah, se fosse de bicicleta!"