quarta-feira, 5 de junho de 2013

Motorista sobre a ciclovia debocha de ciclista...

foto: autor desconhecido (imagem obtida no FB)
Uma motorista espirituosa... por assim dizer! Além de cometer uma infração, ainda fez deboche de quem reclamava. Esta é a possível interpretação desta imagem. A motorista faz pose de "chifrinhos" para seu reclamante. Porto Alegre vive um bairrismo de forma muito estranha, onde as pessoas pensam ser eletizadas, mas agem como completos ignorantes, como acontece em todo Brasil. É difícil precisar o que é mais lamentável em todo contexto, se é o bairrismo negativo, a infração de estacionar sobre a ciclovia, ou se é o desrespeito em forma de provocação. O sistema conspira contra o cidadão... não contra a bicicleta somente. O pedestre representa o cidadão na maior integridade, e ele também não é respeitado por aquele que senta a bunda no carro o dia inteiro. Muitos motoristas estão "pilotando" nas ruas, outros conduzem os veículos como se estivessem em casa. 
O cidadão tem direito de trafegar como deseja e pode, mas ele jamais pode esquecer que o seu direito não pode invadir o direito de existência do próximo. A imagem foi utilizada pq retrata muito bem a comum infração de estacionar sobre as ciclovias de Porto Alegre, e ainda carrega a descrição do deboche. "Você quer ser assim?", seja... mas arcar com as consequências deveria ser pesado. Como a EPTC é um orgão com centenas de funcionários bem treinados, certamente isto não seria impunidade. Não é mesmo?

obs: a imagem esta sem autoria pq seu autor não foi identificado. Uma vez que ele seja identificado, manifestando interesse, daremos a ele o crédito e até mesmo o poder da palavra. Caso isto não ocorra, entenderemos que ele prefere se manter anônimo. Se for do desejo do mesmo, removeremos a imagem.