segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Massa alta... cubos vintage!


       Teve um período bem distante que era comum aparecer cubos de massa alta nas bicicletas tipo road. Fossem estas estradeiras, de pista, ou speed de passeio, elas comumente apresentavam cubos de "massa alta". Haviam fabricantes diversos que desenvolveram e aproveitaram esta onda estética e funcional. Os cubos que possuíam este perfil eram tidos como mais fortes ao esforço lateral. Alguns diziam que esta era uma alternativa para aproveitamento de raios, pq conforme a aplicação e combinação entre aro e cubo, certamente que a medida precisava ser a adequada. Hoje, muito se perdeu sobre a verdadeira história dos cubos de flange alta. Quando se pesquisa, se descobre que tem várias histórias, sendo algumas difíceis de engolir. É uma mistura entre o tempo decorrido e as versões que cada um escutou, tipo um telefone sem fio. A margem disto tudo esta o vilão, tal da internet... Por outro lado, ela traz muitas lições. 
Sim, estou pesquisando sobre os cubos... lembro de ver nas ruas, da Shimano, Sunshine, Campagnolo, Suzue, dentre outras velharias que até hoje estavam esquecidas em bicicletas velhas, em caixotes de madeira ou papelão no fundo de uma garagem empoeirada. Como em certa vez que vi uma caloi 10 esquecida em uma garagem, por mais de 20 anos, e que de tanto pó sobre ela, fazia parecer que era toda de veludo. Coisas incríveis se descobre e se vive quando o nariz garimpa peças old school. Muita coisa não tem mais jeito, outras tantas, peças maravilhosas aguardando um dono de valor. Cada coisa tem seu tempo para aguardar, para ser encontrada. Eu, hoje, tenho estes cubos com 35 anos, a espera de uma nova bike. 
E falando em cubos de massa alta, passei no Tchaka nesta data para ver como estavam as rodas para a single que estou preparando. Os cubos, Campagnolo Record, de massa alta... raios de inox, aros em alumínio natural, modelo para road. Parede dupla pra não perder tanta resistência, peças novas, mas com o ar antigo que os cubos merecem. Cubos com mais de 40 anos... aonde vai chegar esta era vintage? Não sei... mas estou me divertindo.