quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Shimano Fest 2012 é presença Shimano no Brasil


Não pude estar no Shimano Fest 2012 pq aqui também rolava outros eventos e por causa da distância, mas tenho colegas que marcaram presença nesta grande festa do maior fabricante de componentes para bikes. Não acho prudente afirmar que sejam grandes também no segmento da pesca, pq conheço também este segmento e sei que existem fabricantes mais tradicionais que a shimano. Embora sejam grandes no segmento da pesca, ainda não são os maiores. A exemplos clássicos como Daiwa, Abu Garcia, Penn Reels, etc. 
Pedro Cury, colega da Revista Bicicleta e grande fotógrafo, esteve no Shimano Fest e realizou grandes fotos. O teor de importância para um evento destes no Brasil é elevado neste momento. Os motivos? Parece lógico que um país em desenvolvimento econômico precise de produtos de qualidade para desenvolver a cultura pelo uso da bicicleta no segmentos da mobilidade urbana, e nos meios de entretenimentos e esportivos.  O Brasil ainda deixa a desejar sobre a tecnologia da bicicleta quando o assunto é componentes para bicicletas. A fabricação de peças como cambios e shifters, bem como a evolução acelerada de lançamentos, ainda não possui esta a altura no Brasil para competir com fabricantes internacionais tradicionais. 
Espera-se que este tipo de evento traga olhares importantes, pois se exporta muito em bicicleta. Grandes marcas de automóveis já investem neste segmento, mas elas ainda são sementes no campo da bicicleta. Com tantos interesses, haverá de surgir um momento onde a grande explosão pela bike será uma necessidade para  as empresas do ramo automobilístico se voltarem. Será? Creio que sim... Roda pra frente, contando os dias para saber dos lançamentos de 2013 na Cycle Fair 2012. Agradecimento ao Pedro Cury, pela disponibilização de imagens. 

Roberto Furtado