terça-feira, 31 de julho de 2012

Alugar bicicleta em Porto Alegre... é possível?

Fonte: Zero Hora
O assunto da vez em Porto Alegre é o aluguel de bikes. Em Porto Alegre já não é novidade a possibilidade de locar bicicleta, certa vez existira no Parque Farroupilha um ponto para esta finalidade. Com o tempo isto sumiu, e hoje sabemos que alguns comerciantes do segmento da bicicleta alugam bicicletas a preços interessantes, tipo 20 reais a diária. Acho que 20 reais é até pouco para locar bicicletas para qualquer usuário. Muitos não sabem utilizar o equipamento, e certamente vão danificá-lo. A esperança surge pq é uma iniciativa privada, então deve ser realizado algum controle de manutenção. Locar uma bicicleta por 10 reais ao mês, como publicou o jornal ZH é uma certeza de prejuízo, pois um equipamento não chegará a se pagar até que precise de manutenção. Possivelmente há interesses comerciais... publicidade! Caso contrário isto seria impossível ao povo que não respeita nem mesmo a integridade das paradas de ônibus. Será mais um caso para a guarda municipal, que aliás, não vejo fazer nada. Deve ser pq tudo acontece a noite, quando já estou dormindo. Salve o Batman, somente ele poderá ajudar na proteção das ditas bicicletas. 
Acredito que seja válida a iniciativa, mas deve haver informação. Começando pelas responsabilidades do uso, leis (direitos e deveres), também sobre preservação de patrimônio (pensei que era simples respeitar algo que não é próprio). Desejo sorte aos autores da iniciativa... esta intenção, funcionando, deve gerar uma grande surgimento de ciclistas. Novos ciclistas darão peso ao trânsito, ganho de respeito (se forem educados), alimentarão o comércio de bicicletas, dentre outras importantes relações da economia relacionada a bicicleta. O receio... bem, quem vai usar as bicicletas? Eu não vou... eu tenho bicicleta, com todo respeito, bicicleta pode ser simples, mas precisa ser afinada. Bicicleta regulada na mão de quem não sabe usar é impossível! Vai ser um caos, mas tentar é preciso, de outra forma não saberemos. 
Muitas vezes me parece que todas estas iniciativas ligadas a prefeitura ou aos interessados "emparceirados" a ela, estão apenas sendo uma firula para ganhar votos e atenção, e simplesmente enganar o povo que pensa que é esperto, mas continua padecendo nas mãos de uma prefeitura interesseira. Não atribuo a esta prefeitura somente... todas as demais anteriores, especialmente de partidos populares que são hipócritas. Apadrinham, conservam os interesses dos envolvidos, e o pagador de impostos vai sempre pra sarjeta. Puxa,  o post virou um desabafo... sal nos olhos alheios. No fim, este blog tem esta importância, nem que seja de protestar contra o sistema falho. E a tal bicicleta de aluguel, vira apenas um chamariz para atenção... os lobos caem em cima. Foi pro pau a inocente bicicleta...

Roberto Furtado