segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como transportar a bicicleta? 1ª Parte


Como carregar a bicicleta? Eis que surge um problema toda vez que o ciclista precisa colocar a bicicleta no carro. Muitos carros transparecem que não foram projetados para transportar bicicletas, se percebe isto facilmente em toda necessidade vivida pelo ciclista. Em termos práticos e simplistas podemos dizer que o ideal é ir até o local de destino utilizando a própria bicicleta. Imagine o ciclista se deslocando para uma competição que dista 300 km de sua residência. Ou que fossem 35 km, e que este ciclista precisasse acordar uma hora antes para ir pedalando com sua magrela até lá. Poderia furar um pneu, atrasar-se, ou até mesmo ser atropelado por um insano que volta da noitada. A exemplo das provas da Federação Gaúcha de Ciclismo que começam entre 8 e 9 horas da manhã, normalmente realizadas em cidades do interior do RS, teríamos um esportista que se arrisca pedalando ainda a noite para chegar ao destino. Na Capital Porto Alegre, toda vez que se pega o carro Domingo pela manhã cedo, o motorista se depara com um acidente que sempre sugere a ingestão de bebida alcoólica. Se fugimos parcialmente do assunto, justifico o tema da necessidade de transportar bicicleta, perco linhas e linhas convencendo os resistentes e extremistas sobre a necessidade vital dos veículos para mais um caso. Como diz minha esposa: "Beto, pára de dar tanta explicação!" 
Talvez ela tenha razão, mas se eu deixar de me preocupar com aqueles que se importam verdadeiramente com a bicicleta, então estaria sendo displicente com estes que de alguma forma podem ser convencidos de que os motivos existem e são válidos. Muitas vezes me perguntei se deveria deixar de responder, e acabei aqui, mais uma vez, pq a resposta é um não! Respondo...
Voltemos ao assunto do transporte de bicicletas. Durante algum tempo refleti a respeito, e entendi que não existe uma forma ideal que agrade a todos. Cada ciclista terá uma preferência, um bolso diferente, um carro diferente, um motivo diferente para optar por modelo que se aproxime de sua necessidade. Sempre transportei a bicicleta dentro do carro, pq achei que esta seria a melhor maneira. Pensava que dentro do carro ela estaria segura e que não ofereceria riscos a ninguém. Pensei errado... A bicicleta dentro do carro pode ser perigosa para quem esta dentro do veículo. Em caso de colisão, ela pode ser jogada contra um ocupante e causar ferimentos sérios. A bicicleta foi projetada para ser utilizada por seu proprietário, não para ser transportada dentro de um veículo. Esta pode ser uma das maiores dificuldades que um ciclista por encontrar. Desde então, tenho observado muitos modelos, e vejo que dezenas de ciclistas e empresas criaram alternativas para carregar a bicicleta pelo lado de fora do veículo. Nos próximos posts deste assunto falaremos sobre estas dificuldades, sobre as alternativas, prós e contras das diversas formas de transportar a bicicleta.

Roberto Furtado