segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Importância da buzina... Motivos?


É de se pensar que toda ação causa uma reação... sabendo disto, dispositivos foram criados pelo homem para advertir. Tais dispositivos são um "sinal" perceptível pelos sentidos do homem. Um alerta por ruído, sinal luminoso, ou a combinação de ambos. Cada qual com a sua finalidade. Na bicicleta, independente do sistema, acredito que a campainha no exercício da buzina advertente é um dispositivo indispensável. Geralmente, as de ação por meio da física mecânica (com o acionamento através do dedo polegar) tem eficiente resultado. Tal modelo pode ser visto na foto acima, instalada na bicicleta de um amigo. O som de propaga em intensidade e forma satisfatória, e se a finalidade for advertir um pedestre, então passa a ter efeito surpreendente. Dentro do veículo automotor existe o porém... com o calor intenso e/ou com música elevada, o motorista pode simplesmente não escutar este tipo de sineta. Me pergunto se isto não é responsabilidade do condutor do carro que no frescor do ar condicionado dos vidros fechados e som alto, acaba colocando em risco a vida de um ciclista que tentou advertir.
Já utilizei sineta do tipo mecânica, e acho que a mesma é uma excelente alternativa devido ao sistema exigir apenas o toque do dedo para funcionar. Os modelos com pilhas, acabam sendo um problema... primeiro pq estão sucetíveis a dano com umidade ou chuva, ou ainda por pilhas que se esgotam.
A mobilidade urbana é 100% exigente com relação a um sinal de advertência, pois ela realmente pode evitar um tombo, um atropelamento de pessoas ou de animais, ou até mesmo colisão com veículos. Em mobilidade urbana toda precaução é bem vista, bem vinda!
Se tens alguma dúvida disto, recomendo que ande na cidade com sua bicicleta, especialmente em locais movimentados, e faça um teste com ou sem sineta.

Roberto Furtado

Um comentário:

Ricardo disse...

A buzina numa bike urbana é indispensável ítem de segurança.