segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dentre as modalidades esportivas da bicicleta... cresce como nunca o tal Downhill!


A bicicleta tem se mostrado a modalidade esportiva para 2012... insatisfeita com a atenção dada, ela engole assuntos que se misturam em mobilidade urbana, sustentabilidade, ferramenta para combater o estresse. Nas pistas, revistas, listas, blogs, chama a atenção o Downhill! A modalidade da bicicleta, esportiva, que mais cresce no Brasil. Em cinco anos, nunca se viu tantos atletas, tantos espectadores! Seria sonho ou devaneio? Parece que no interior do RS, SC e outros estados, bomba o tal Downhill. Bicicletas de alto valor agregado, como poucas, transformam ciclistas em super-heróis voadores. Os meninos voadores! Sonhadores são este meninos, pois querem ser rápidos, querem voar alto, querem esquecer alguma coisa no chão. Ficam mais tempo no ar do que no solo... 
Este ano, 2012, será um grande ano para a bicicleta, todo mundo envolvido em bicicleta diz a mesma coisa. A bicicleta ganhará asas este ano! Ela reforça sua necessidade durante a semana, nas mãos de trabalhadores, estudantes, mensageiros, e nos finais de semana reafirma sua existência como lazer e esporte nas histórias da Federação Gaúcha de Ciclismo, nas estradas da Sociedade Audax de Ciclismo.
No downhill não existe tanto fôlego, mas exige tecnica. Talvez o tempo curto da atualidade descreva a trajetória desta modalidade esportiva, não há tempo para treinar e ganhar fôlego, mas há quem consiga despencar em ladeiras nos finais de semana. Ou talvez seja apenas a vez da bicicleta mostrar seu valor. Agora... ninguém segura! Um crime contra um ciclista será um risco assumido pelo malfeitor, que agora enfrenta uma comunidade ciclistica. Um crime contra um, contra todos os outros! Sentimento que une, solidariza, gera amizades! Bendita bicicleta, força, vais mostrar teu valor seja nas ruas, nas pistas, nas ladeiras, ou nas estradas! Agora vai... 2012!

Roberto Furtado