segunda-feira, 22 de agosto de 2011

6ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Downhill em Canela (RS)







Ontem durante as fotos na prova de Downhill que realizada em Canela (RS), fui perguntado sobre a disponibilidade das imagens produzidas. Como sempre, expliquei que as imagens estariam no PICASA, com link disponível aqui no Bikes do Andarilho. Neste momento fui surpreendido com a pergunta se haveriam os resultados disponíveis, tempos, etc. Respondi meio sem graça dizendo que o blog divulgava apenas o evento, e as imagens. Depois fiquei pensando no caminho de volta pra casa, de Canela para Porto Alegre... viagem curta, 120-130 km, depende do caminho que escolher. Como a estrada tradicional estava interditada por deslizamento, fui por Santa Maria do Herval, e voltei por chão batido através de Três Coroas. Nesta última, era possível ver que no perau, a queda seria de uns 80 metros, e logo abaixo havia um rio com forte correnteza. Bem bonito, e perigoso. Como estava seguindo a turma do Tchaka para não perder o caminho, deixei de fazer estas fotos... e na vida a oportunidade e momento para tudo. Talvez, logo ali adiante faça umas fotos como as que gostaria. Voltando ao assunto dos resultados... e seguindo algo parecido com a proposta da Revista Bicicleta, a qual tenho muito admirado por postura e ideais, entendo que o blog não deve trazer resultados de provas. Pq? Colocar resultados seria valorizar a competição, mais a competição do que o propósito maior da prova... que ao meu ver é a interação das pessoas. A promoção de laços de amizade, que somente a gratuidade poderia. Disponibilizar resultados sairia completamente da proposta deste blog! Os resultados são publicados pela FGC, e a diversão com relação a estes dados, cabe a outro espaço. Aqui, será visto apenas imagens, comentários, o flagrante da bike em ação! E penso que isto é mais do que suficiente para aqueles que amam verdadeiramente a bicicleta. Um papel com resultado não diz nada... mas uma foto do momento vivido, acaba por ser um elo com a eternidade das pessoas que amamos, sejam amigos ou família, se é que podemos distiguir um do outro. Fatos relevantes, em Porto Alegre fazia 5 graus as 5:30 da manhã, em Gramado fazia 1 grau positivo. Ouvi de amigos que ficaram lá que chegou a -1ºC.  Visite a serra Gaúcha, curta um friozinho! É impressionante ver casas bonitas, ruas limpas, paisagens, e a vida selvagem a margem das estradas.  E lembre, preservar é preciso, cuide para não atropelar animais nas vias. Volta e meia vejo raposas, gambás, e aves mortos nas estradas. Precisamos mudar isto...
Mais uma vez, meus agradecimentos a FGC, aos Tchaka e amigos, pelas risadas, bons momentos, etc E mais uma vez... roda pra frente, pq logo ali tem mais uma prova. A próxima, se me lembro bem será em Santa Cruz... a vez dos ciclistas do asfalto.
Fico por aqui, neste blog que é essencialmente divertido, livre de preconceitos, dinâmico e ao meu ver, muito bem ilustrado.

Roberto Furtado