sábado, 25 de setembro de 2010

Stringbike... bike sem corrente!

Um amigo enviou para mim o link do fabricante de um projeto muito curioso. A proposta livra-se da tradicional corrente ou correia (não confundir uma com a outra). No projeto, uma combinação de peças móveis formam um conjunto movido por um pedevela que se localiza de igual forma em uma bicicleta comum, porém acionam alavancas de movimentos cíclicos de fim e recomeço, onde o lado esquerdo complementa o movimento do lado direito. Uma obra de ar em mecanismo... um clássico que pertence ao currículo da engenharia mecânica. Lembro inclusive de aprender mecanismos semelhantes durante a graduação (não concluída).
Para facilitar, segue o link do youtube com a animação do projeto. Senta na frente do PC, te concentra para ver o show que é o sistema. Fora de série em engenhosidade. 
Agora, se realmente vai vingar a idéia... bom, acho pouco provável, o tradicional sistema já foi ameaçado por inovadores sistemas que já se foram, e permanece a velha corrente de elos metálicos. Ainda sim, apoiar estas idéias é preciso, afnal, uma coisa sempre dá idéia a outra... e esperar a evolução acelerada é o mínimo que podemos fazer. O mundo precisa mudar!

Roberto Furtado