sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pterosail... trike a vento e pedal!

Alguns anos atrás, enquanto cursava a faculdade de engenharia mecânica, construí juntamente com outro colega um veículo que mais tarde foi apelidado de "caverinha". Um tio chamou o projeto de caverinha pq disse que era uma pilha de ferros, lembrando ossos. Fizemos um teste prático no Gasômetro, e depois levei-o até a praia, onde pegamos grandes rajadas de vento que o levaram a velocidades superiores a de um homem. Coisa de guri...
O caverinha era movido por vento, mas possuia um motor de 3,5 CV de dois tempos, que era usado para manobras e direções onde o vento não podia ajudar. Hoje, penso que um projeto pterosail é uma obra de arte em relação aquilo que fizemos, e se há mérito nisto, é justamente por usar as duas energias mais justas do mundo, o vento e a pernas do ciclista.
Achei esta foto no http://trikeasylum.wordpress.com, onde existem outras dezenas de trikes. Um pterosail custa mais ou menos 5 mil dólares, um pouco salgado, ao meu ver, mas acho que o custo de km rodado de diversão deve pagar o investimento.
Amanhã tem mais a respeito...

Roberto Furtado