terça-feira, 10 de agosto de 2010

Nexus + Thumbshifter

Na corrida evolutiva de conceitos nem tão modernos, mas funcionais, a shimano vem tendo este sistema cada vez mais implantado em bikes de touring, e até em road bikes. A instalação deste cub permite que a aparência da bike fique quase igual a de uma fixa ou single speed, com a opção de múltiplas velocidades. Na foto acima aparece o trocador, uma versão modernizada do conceito thumbshifter, onde a bike fica com um aspecto clean. Tipo menos é mais...

O modelo em questão é de 7 velocidades, embora exista da shimano de 8 velocidades, e de outras marcas com até 14 velocidades, se não me engano. Dentro do cubo estão as marchas escondidas da poeira, do barro e da perda da lubrificação, e exposto as condições ambientais permanecem a coroa e um único pinhão, que no momento de instalação pode ser escolhido em duas opções que acompanham o kit. Só fico pensando, se tiver que abrir isto aí... onde será feito, já que aqui em Porto Alegre quase não se vê o material, e o despreparo é quase total para reparar.
Já ia me esquecendo... alguns modelos já possuem o mesmo sistema contrapedal, bem melhorado, o que livra o ciclista de cabos e da poluição visual da bike.

Roberto Furtado