sexta-feira, 9 de julho de 2010

O desafio de pedalar 400 km... dia e noite, chuva e sol!


Bom dia Caros Amigos Audaxiosos
Hoje, data que antecede os 400 km da Socidedade Audax, chove e faz um frio moderado. Alguns conhecidos e amigos, praticamente desistiram por estarem resfriados ou temerosos do clima que não é favorável.
Antes de tudo, gostaria de dizer que se chegaram até aqui, é pq já são especiais. E falo do especial em preparo físico mental, pq é exatamente isto um Audax, especialmente os 400 km e as provas seguintes. Não tenham medo de desistir, pq o clima promete de tudo um pouco, mais umidade e frio, do que sol e vento. Por outro lado, não deixem que as froças do "mal", aquelas que consomem o ciclista, tomem o lugar da coragem e da certeza de que são sim especiais. A desistência é válida pelo estado de saúde, e não recomendo ninguém a fazer esta prova se estiver resfriado ou com algum problema de saúde que os tire dos 100% de plenitude física. Por favor, sejam razoáveis, ponderados, sábios... arrisquem tudo se tiverem a certeza de que será possível, mas não arrisquem 20% se acharem que não dá. O coração é quem manda... e meu papel como amigo, voluntário, e ciclista é icentivar os que poderão ter sucesso, e confortar os que estão com a dúvida. Vai ser um prova "punk" não tenham medo de desistir se não estão bem suficientemente, ou não tenham medo do clima se estiverem cheios de certezas.
Lembrem-se que um dia é único, e que o bem estar é o maior presente que o ser humano pode ter. O desconforto de uma prova por estar a 80%, e acabar ainda sim protelando o sonho para 2011 é uma frustração que pode ser evitada. O sonho vai continuar vivo, enriquecido pela espera, pois haverá a prova que te espera em 2011, 2012, 2013... o mundo não vai acabar em 2012, como os tolos imaginam por terem visto um filme.
Paz, saúde, sorte, e luz a todos...

Roberto Furtado