terça-feira, 7 de julho de 2009

Pedalando a noite... precauções e boa conduta

Alguns amigos e colegas pedalam comigo nos pedais noturnos, passeios simples de segunda, quarta e sexta feira. Geralmente menos de 30 km, mas ocorrem também passeios noturnos com 50 km. Depende da noite, dos ciclistas presentes, e de outros fatores. Uma preocupação nos passeios noturnos é com relação a visibilidade, segurança, e tudo que estiver relacionado ao pedal. Tenho percebido que muitos andam sem qualquer sinalização. Por isto, resolvi colocar este post com itens recomendados, e alguns obrigatórios pelo DETRAN. Informe-se a respeito. Acho que algumas normas de trânsito também não tem sido respeitadas, por isto afirmo que noção é algo que se aprende, observando colegas esclarecidos, e usando a lógica.
Para pedalar a noite, o ciclista precisa possuir:

- sinalização dianteira - farol ou pisca(preferencialmente nas cores laranja, branca ou amarela);
- sinalização traseira(preferencialmente nas cores vermelha ou laranja);
- capacete (sempre, não só a noite);
- colete refletivo e visível (deve ser fabricado em cor visível, e possuir apliques refletivos);
- equipos e reparos para consertar a bicicleta de forma autônoma;
- espelho retrovisor (este é obrigatório e complexo... ainda não consegui usar um);
- bicicleta com manutenção em dia (fazer colegas aguardar no frio pq não realizas manutenções frequentes na magrela, é irresponsabilidade)*;

Ser irresponsável vai de não fazer manutenção* na bicicleta a desrespeitar normas e boa conduta de trânsito. Derrubar um colega por andar com freio no "fiapo" é culposo, não é acidente! Em tom de brincandeira, dizemos verdades pq muitos fazem isto... motivo pelo qual é notável ver alguns que nunca saem da cauda do grupo, minimizando possibilidades de acidentes com colegas que não costumam andar em linha reta ou que são irresponsáveis com suas bicicletas. Saber andar em linha reta é o mínimo, né? Bem, como andar em boa distância do colega da frente, especialmente com o aumento da velocidade.

* manutenção e conhecimento básico é obrigação do ciclista!

Grande abraço e bom pedal a todos

Roberto Furtado