segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sobre a segurança... ou melhor, insegurança no trânsito!

Não são poucas as situações de desrespeito ao ciclista. Algumas vezes o motorista passa buzinando e tirando lasca do ciclista, mas posso encontrá-lo mais a frente parado no restaurante, ou no posto de combustível.
O que fazer? Esperar os governos? Rezar? Parar de pedalar? Esperar a vinda do salvador, ou de alguma nave espacial que contamine as pessoas com vírus de respeito, de educação?
O que eu vou fazer é tentar divulgar o que é certo. Será um trabalho de formiga, mas eu vou fazer a minha pequena parte. Se cada um fizer um pouco no todo já teremos realizado um grande trabalho.
Vou imprimir e fazer copias de folhetos explicativos sobre os direitos das ciclistas, nos mesmos moldes de como é feito nas Bicicletadas. Vou levar estes folhetos até as Auto Escolas (CHC) e vou pedir ajuda para a divulgação entre os motoristas que fazem renovação da carteira. Vou enviar e-mail a toda a mídia da região. Vou fazer adesivos para distribuir e colar nos carros. Vou distribuir nos pedágios e postos da policia, etc.
Quando sair para pedalar vou distribuir folhetos no posto de combustível ou restaurante onde eu parar. Vou distribuir aos amigos, colocar na caixa de correspondência dos visinhos, vou enviar por e-mail em forma de corrente ( quanto mais você encaminhar este e-mail maior será a chance de evitar acidentes).
Provavelmente, no próximo Audax de Santa Cruz do Sul, você poderá ganhar um destes adesivos e folhetos para ajudar a divulgação e também fazer a tua parte.
Quando eu comecei a pedalar de capacete, fui um dos primeiros aqui na cidade, eu era motivo de chacota em todo lugar que eu andava. Agora, mais de 10 anos depois, o ciclista que pedala de capacete é mais respeitado em Santa Cruz do Sul. Agora alem de min, dezenas de ciclistas pedalam utilizando capacete na cidade, muitos motoristas também pedalam, já não somos tão jogados para as calçadas como antigamente. Demorou, mas está melhorando e algum dia seremos mais respeitados.


A obra acima é do Faccin, de Santa Cruz, grande colega e "audaxioso". Idéias simples, feitos geniais em favor do público biker. Endereço: http://audaxsantacruz.blogspot.com/
Créditos do artigo, todos dele! Parabéns!

Roberto Furtado